terça-feira, 1 de setembro de 2015

Entenda de onde vêm as expressões que você usa no dia-a-dia Parte III


À beça
Essa é outra expressão que se originou dos tempos imperiais. À época, havia um comerciante rico que gostava de exibir roupas luxuosas, seu nome era Abessa. Dessa maneira, quando outra pessoa se vestia como o comerciante, diziam que ela estava se vestindo à Abessa.

Voto de minerva
De acordo com a mitologia grega, durante o julgamento de Orestes, filho de Clitemnestra, pelo assassinato de sua mãe, houve um empate. A deusa Minerva foi quem decidiu a situação, com um voto a favor do réu.

Amor platônico
Segundo Platão, existem dois mundos: sensível, que você pode perceber com os sentidos, e inteligível, que você pode perceber com a mente. De forma resumida, o mundo sensível seria apenas uma reflexão do inteligível, logo o amor perfeito só existira na mente das pessoas e o real tem falhas. Por causa desse pensamento do filósofo, surgiu a expressão “amor platônico”.

Feito nas coxas
Algumas pessoas defendem que a expressão surgiu da fabricação de telhas, feitas por escravos no período colonial, já que eles usavam as coxas como molde. No entanto, há quem acredite em outra teoria, que diz respeito ao ato sexual não terminado.

Acabar em pizza
Essa expressão, bastante usada no Brasil, surgiu em 1960 quando o Palmeiras passava por uma crise e os cartolas do clube participaram de uma reunião de 14 horas. No fim, como todos estavam com fome, foram a uma pizzaria. O jornalista Milton Peruzzi, que acompanhava os acontecimentos, escreveu uma matéria com o título: “Crise do Palmeiras termina em pizza“.
Fonte: fatosdesconhecidos

Adão Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário