terça-feira, 1 de setembro de 2015

Entenda de onde vêm as expressões que você usa no dia-a-dia Parte II

Dor de cotovelo
A expressão teria origem no fato de as pessoas se sentarem nos bares para beber e chorar, com os cotovelos apoiados sobre a mesa ou bancada, algo bastante comum entre as pessoas que rompem relacionamentos.

Dourar a pílula
A expressão dourar a pílula, significa melhorar a aparência de algo. Antigamente, os farmacêuticos embrulhavam as pílulas em papel dourado, para que eles ficassem mais “apresentáveis”, o que originou a expressão.

Espírito de porco
Nos tempos coloniais, em que a escravidão ainda era uma realidade no Brasil, os escravos realizavam inúmeros tipos de trabalho, no entanto elas apresentavam maior resistência a um deles: abater porcos. Isso porque eles acreditavam que os espíritos dos suínos os atormentariam à noite.

Farinha do mesmo saco

A farinha boa geralmente é colocada em sacos diferentes, os produtores do alimento não costumam misturar o produto de uma qualidade maior, com o de uma qualidade menor. Por isso, surgiu a expressão farinha do mesmo saco, derivada da expressão já existente no latim: “Homines sunt ejusdem farinae”, que significa “homens da mesma farinha”.
Fonte: fatosdesconhecidos
Adão Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário