domingo, 3 de maio de 2015

HISTÓRIAS E CANTATAS DE AMOR



Verdadeira sinfonia histórica a exposição comemorativa do centenário do cantor baiano Dorival Caymmi, nas dependências de entrada do Teatro Castro Alves, em Salvador, onde se podem ver os scripts e ouvir músicas como Marina, Dora, e João Valentão, dentre outras memoráveis composições, Por outro lado ao se ouvir os chamados novos cantores da Aché música, sertaneja, dentre outros a desenvolverem suas letras de música, geralmente observamos uma pobreza, porque não dizer esterilidade criativa, ex- romântica, não mais se conta histórias de amores, simplesmente são rosnados, grunhidos, os terêrês, tererês e muito ritmo e requebrados sexualizados apelativos. Num outro dia recebi um E-mail postado, certamente por pessoa saudosista que gostaria de repassar para ver se dá para se perceber as diferenças de estilos no que diz a tal carta. Meu caro Editor: “Aqui na terra andam jogando futebol, uns dias chovem outros dias fazem sol; mas o que eu quero-te dizer é que”; ...E depois é, nhãs, nhãs, nhãs (bis); “Meu coração não sei por que, bate feliz, quando te vêeeeeer , e os meus olhos ficam sorrindoooooo e pelas ruas vão te seguindoooooo “mas, mesmo assim “““.... Ôi, tum, tum, tum, bate coração (bis).” Maria era uma boa moça nas coisas lá do Gantois, era Maria vai com as outraaaassss, Maria de Coser Maria de casar... .-- Eu quero é mais, eu quero é mais, eu quero é mais, éééé (bis). Por isso é que “você há de rolar como as pedras que rolam na estradaaa, você devem estar bem consciente do que praticou, em me fazer passar esta vergonha por um companheirooooo...Vergonha herança maior que meu pai me deixooooouuu. ...Vem cá mainha , vem, vem, vem, vem, vem (bis). -Todas as vezes que eu viajava pelas bandas de Ouro Finooooo....”A estrela Dalvaaaa (de Oliveira), e as pastorinhas vão cantando nas ruas:” -Xô chuá , cada macaco no seu galho, xô chuá, eu não me canso de falar...O meu lugar é na Bahia... e não em qualquer lugar.. Adeus, adeus, cinco letras que choram, num soluço de dor (bis) – (Francisco Alves)
Egnaldo Araújo – DRT – 4230 - DF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário