segunda-feira, 6 de julho de 2015

PROFESSORES EM LUTA PELA INDEPENDÊNCIA



Os carros alegóricos do Caboclo e da Cabocla, ao som de apresentações de bandas de músicas em palco especialmente armado, continuam a receberem visitas no Largo do Campo Grande, em Salvador-Bahia, durante todo este final de semana. As comemorações do Dois de Julho, data magna da independência da Bahia, em que anualmente se comemora a resistência de negros, índios, mulheres guerreira, como Maria Felipa, na Ilha de Itaparica, a madre superiora Joana Angélica, no Convento da Lapa, e a infante Maria Quitéria, que disfarçada de homem se inscreveu no batalhão dos periquitos, e com outros segmentos lutou para expulsar definitivamente os portugueses (leia-se domínio) de terras baianas, nos estertores do Brasil Colônia de Portugal.
Do Largo da Lapinha, Centro Histórico até a Praça do Campo Grande o Blog Liberdade, Liberdade fez o mesmo circuito, ao acompanhar o carro alegórico dos Caboclos, segmento que simbolizou um dos mais fortes grupos que lutou ferozmente contra as forças portuguesas ao lado da soldadesca. Fato curioso da luta intestina na Capital, fora o toque enganado do corneteiro que, em vez de tocar recuar, tocou avançar, fato esse que surpreendeu, assustou e acelerou a fuga dos inimigos.
As festividades contaram com dezenas de bandas de músicas da Capital e do interior do Estado da Bahia, além de grupos de protestos em luta por melhorias salariais e de infraestrutura, como a reinstalação de postos médicos desativados, melhorias por segurança, dentre outras reivindicações da população.
GREVE
Além de outras categorias, os professores da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, que funciona na cidade de Cachoeira distribuiu seu Manifesto intitulado: OS CORTES NA EDUCAÇÃO NÃO COMBINAM COM NOSSOS BAIANOS/BRASILEIROS CORAÇÕES! “Hoje é um dia de festa para os baianos, contudo de tristeza para nós docentes da Universidade
Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que também estamos em luta e em greve pela necessidade imediata de defender a universidade pública de qualidade.”
PRINCIPAIS REINVIDICAÇÕES:
. Reversão imediata do corte de 9,4 bilhões na /educação;
. Ampliação dos recursos para custeio e investimento nas Universidades Federais.
.Reajuste dos salários corroídos pela inflação desde 2010; Estruturação da Carreira e da Previdência dos Docentes/
.Proibição da Contratação de Docentes via Organizações Sociais;
.Contra o PL 4330 das TERCEIRIZAÇÕES.
CHORAR PODE
Uma das choças que usualmente se costuma fazer com a maioria daqueles que postulam reivindicações de quaisquer níveis, sejam públicas, privadas, funcionais ou maritais, é o de ao se chegar a um nível insuportável de cobranças é o de se dirigir ao postulante e dizer: “ Se não estás satisfeito? Vas chorar aos pés dos caboclos!

Egnaldo Araújo – DRT – 4230 – DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário