segunda-feira, 19 de outubro de 2015

CELULAR EM SALA DE AULA VIRA FERRAMENTA ESCOLAR

Causou surpresa e certa incredulidade, quando Wladimir Murtinho, diplomata-secretário de Educação de Brasília há cerca de 40 anos criou o primeiro Centro de Ensino de Computação em Ceilândia, (localidade ocupada por moradores, em sua maioria de baixa renda), gerando dali futuros profissionais para atuarem na área. Também na contramão da história, ainda hoje, apesar das proibições do uso de celulares em significativo número de salas de aula, essa postura começa a mudar em uma Escola pública baiana (cuja rede estatal conta com mais de 40 mil professores) de Salvador, onde o professor Paulo Passos passou a incorpora-los como ferramenta pedagógica em suas aulas de Geografia.
FERRAMENTA
O que para muitos o aparelhinho é um transtorno durante as aulas, para o referido professor o celular é forte motivação como ferramenta de expansão do campo de ensino; vez que o mesmo passou a fazer com que seus alunos passassem a estudar Geografia através do celular.
“Notei que durante as aulas alguns alunos ficavam distraídos, muitas vezes com seus celulares entre as pernas manipulando-os” disse o professor Paulo Passos, acrescentando que: “Foi aí que tive a ideia de transformar aquelas atividades informais em formais: e passei a passar as tarefas escolares via celular; além de motivar o trabalho em equipe, a fim de incorporar aqueles colegas de classe que tinham dificuldades na nova operacionalidade tecnológica.” É através de aplicativos e suportes dos aparelhos, que o professor transmite listas de exercícios Power points, além de auxiliar na pesquisa e geração de conteúdos.
HOMENAGEM
No transcurso do dia do Professor, 15 de outubro, diz-se que os professores são de certa forma, nossos segundos pais, como se pode comprovar pelos cuidados que esses profissionais tomam em relação a seus alunos, aos quais ensinam desde as primeiras letras até estudos
mais avançados, nos demais níveis de aprendizado; oferecendo-lhe uma visão mais ampla e de como o mundo está em constante mudança. Muitos desses professores se preocupam em modernizar suas aulas, incorporando novas tecnologias, o que vem ao encontro de novos desafios a serem enfrentados pela nossa juventude estudantil.

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