sexta-feira, 2 de outubro de 2015

HISTÓRIAS DE CRIANÇA DOÇURAS FILOSÓFICAS

Nenhum pai, mãe, avô, avó está isento desses repentes hilários de nossas crianças, nos deixando realmente muito surpresos com suas tiradas. Como foi o caso daquele pai a andar pelo jardim da praça, de mãos dadas com aquele baixinho de seus 4 a 5 anos a conversarem sobre a vida em geral, ao passarem por uma árvore morta, sem folhas, o pequenino observou: Olhe papai, essa árvore sem folhas nem nada, o que é que ela tem?”“. O pai então explicou que as árvores, são iguais às pessoas: “Nascem, crescem, ficam velhas e morrem assim como essa árvore toda seca; assim como os velhos ao ficarem com os cabelos brancos, por exemplo, já estariam,
por assim dizer na fase final da vida, entendes”? E continuaram a caminhada, a verem outras crianças a brincarem com bolas, com cães a se embalarem nas gangorras do parquinho.

IDOSO
Lá mais adiante, eis que vislumbram vindo na sua direção aquele senhor bem velhinho, que o pimpolho não se conteve e parou à sua frente e após olhar demoradamente para os seus cabelos totalmente brancos, tascou a pergunta de supetão: “Você vai morrer quando?”, foi o maior sufoco para pedida de desculpas ao cidadão.
Amar é?
Crianças entre 9 a 11 anos nos dão algumas definições interessantes sobre o que estavam a sentir ao serem perguntadas como definiam: Paixão: “Proteger a Mata Atlântica; Amar alguém do fundo do coração” e “é o que a minha família sente por mim”. Como defines a Paz? “Uma pessoa que vai a praia e fica sentada na cadeira tomando água de coco; É como eu me sinto de noite”. E inveja? É o que todos da minha família têm do meu quarto. E Ódio? “É o que eu tenho por alguma pessoa que fala mal da minha mãe”. “É quando uma pessoa desconta a sua raiva em alguém”.
E que achas de Desprezo? “É não dar valor ao que se tem”. “É se afastar de uma pessoa que faz maldades”.” É Quando morre o meu amor por você”. E Esperança como define? “Ter certeza de que algo de bom vai acontecer”. ”Esperar uma notícia ou confiar nos amigos”.
( Amar é? pag.20 da revista Todos – 4ª. Edição).

Nenhum comentário:

Postar um comentário