terça-feira, 19 de maio de 2015

NUM PINGO D´ÁGUA TENTEI O VESTIBULAR

Não sei se você sabe que as faculdades e universidades particulares e públicas, anualmente, além de vestibulares, para os alunos oriundos do segundo grau, também fazem provas de habilitação para aceitação de novos candidatos para suas vagas residuais, destinadas àqueles que já possuem diplomas em nível superior. É o caso, por exemplo da Universidade Federal da Bahia, que está previsto para setembro próximo, esses testes probatórios.
Um dos bichos papões de vestibulares, fora Química, Física e Biologia, dentre outras tem sido a famosa redação em Língua Portuguesa, algo assim temeroso pela maioria daqueles que estão a se submeter igualmente em concursos públicos, disciplina essa que vem causando grandes estragos nos candidatos.
Grandes e eméritos professores de Língua Portuguesa, como o professor Raul Sá, dentre outros têm se revelado, igualmente com escritores que se dedicam aos estudos e minúcias de nossa língua pátria tão complexa, principalmente quando se deseja confundir seus interlocutores: “Você gostaria de tomar ou beber um copo de suco de cenoura”? “Você, meu amigo nem precisa se explicar de sua atitude chilreante e cheia de bolodórios”; também pudera, após você dar panos para manga, não haveria como se livrar dessa enxovia ““...
Mas, num desses vestibulares na área de Ciências Humanas, a maior pontuação seria para Redação, a qual, após dado o tema, o candidato teria tempo determinado para redigir com perfeição a seguinte questão?
O que você faria com um pingo d’água? Aquele candidato inteligente, possivelmente preguiçoso e quiçá, sem condições para tal missão, em dois minutos, entregou seu teste ao fiscal da prova, com surpresa geral.
Tema síntese da sua resposta numa só frase:
“Num pingo d’água me afoguei”.
Egnaldo Araújo - DRT – 4230 - DF.

OBS: VERIFICAR NAS UNIVS – DO SUL – QUANDO HAVERIA ESSES TESTES PARA QUEM JÁ TEM DIPLOMA EM NÍVEL SUPERIOR?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário