Uma das questões mais sérias de quem lida com atendimentos em consultórios e até com emergências médicas em geral, independente dos chamados acidentes doméstico e de trânsito, são as denominadas de automedicações, atitudes essas que podem ter sérias consequências, não foi atoa que para a compra certos remédios, além de controlados, as farmácias passaram a exigir a apresentação da receita assinada por um médico. Seria como por assim dizer, como a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança, que por incrível que pareça reduziu significativamente o número de óbitos causados por traumatismos no trânsito nos acidentes automobilísticos. Só tome remédios prescritos pelo seu médico, é mais seguro.
E POR FALAR EM DIETA
Alguns dos maiores erros cometidos pelas pessoas que fazem dieta é, por exemplo: substituir refeições por sucos e frutas, vez que não saciam a fome e não possuem todos os nutrientes de que o organismo necessita; comer menos de 800 calorias por dia, vez que ninguém aguenta comer tão pouco por muito tempo. Exagerar na proteína; comer só carne e iogurte. Tal prática sobrecarregara o intestino e os rins. Exagerar nos produtos dietéticos. Os produtos diet foram feitos para pessoas diabéticas. Eles não têm açúcar, mas possuem gordura. Prefira os alimentos light. Por outro lado tomar muito líquido durante as refeições: saciam só na hora e provocam distensão abdominal.
Temerário se torna seguir dietas malucas de amigos: nem todas são válidas e podem provocar doenças e carências; assim como o fazer jejum, que reduz o metabolismo do organismo e a pessoa não perde peso. Outro engano é o de se eliminar da alimentação todos os cereais (batata, massa, pães, etc.), eles devem fazer parte da cota calórica total, pois são fontes de energia; assim com fazer atividade física em demasia e sem orientação, principalmente se a pessoa é sedentária, pois isso pode causar lesões e estresse muscular. Essas são algumas recomendações de Joseane Silva, no seu trabalho sobre Reeducação alimentar. (Vozes, 2001 p.73). Em síntese
há a recomendação tácita de se evitar tomar formulações à base de drogas ou dietas naturais, que podem causar ansiedade e dependência.
Egnaldo Araújo – DRT – 4230 – DF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário