sexta-feira, 29 de maio de 2015

A CORTINA DE “FERRO”


Ao assistir-se uma dessas novelas ou filmes de época observa-se nas tomadas internas dentre das habitações um mobiliário estilo rococó com aquelas persianas verticais ou horizontais de tirinhas plastificadas com aqueles controles de roldanas operadas com fios de nylon com os quais se podia abrir e fechar para não deixar entrar a luz solar ou ventilação natural. As cortinas por seu turno compostas por grandes panos inteiriços a correr sustentados por trilhos de metal com suportes que facilitam a abertura e fechamento dando uma composição mais elegante e formal aos ambientes. Tipos esses de decoração ainda em uso.
FELICIDADE A depender de cada pessoa a Felicidade para uns é totalmente diferente para outros. Você pode achar que a felicidade está numa habitação totalmente produzida com móveis finíssimos, cortinas nos trinques e equipamentos domésticos pra lá de ultra modernos. Para outros isso pode mudar para uma habitação mais simples, sem luxos, contanto que a dispensa esteja dioturnamente abastecida com tudo que se gosta de consumir, sem aquele consumismo exacerbado. Tudo junto: Um sonho.
Casados há mais de 40 anos aquele casal de aposentados resolveram trocar as suas persianas antiguinhas por cortinas com padronagem mais moderna e alegre. A curiosidade de tudo isso era que nunca se haviam apercebido da diferença entre as duas opções, vez que as suas persianas antiguinhas verticais já resistiam há mais de 20 anos, um recorde de permanência em casas de pessoas de classe média. Mas, após se fazer levantamentos, de preços e produtos, finalmente foi resolvido, contratou-se um profissional que se propôs a confeccionar ao custo de R$2.000 reais a tal Cortina da Felicidade, a que após muitas idas e vindas finalmente ficou pronta e instalada na cor pastel em tecido de linho selvagem, a qual ficou denominada por todos como A Cortina de Ferro, em homenagem ao longo tempo da persiana que a antecedera. E você? Vai decorar sua casa?
Egnaldo Araújo - DRT – 4230 - DF.
POR FALAR EM DECORAR, NADA COMO SE CONTRATAR UM ESPECIALISTA QUE ENTENDA DA ÁREA.
Recentemente foi veiculada na tv aberta uma reportagem sobre tipo de habitação de bairros populares, localizados geralmente nas periferias das cidades: Geralmente casas que primam pela diversidade de coisas, camisas de times, flamulas, caqueiros de plantas de comigo ninguém pode na entrada das casas, Foto de casamento do casal bem à entrada, além de fotos de santos e uma
variedade de coisas e objetos diversos espalhados e pendurados pelas paredes dessas felizes casas, dentro de sua simplicidade originalidades.   

PROFESSORES FEDERAIS PARAM EM 18 ESTADOS


Por melhorias salariais e mais recursos para funcionamento, professores de universidades federais de 18 estados e educadores de escolas de todo o estado da Bahia paralisam suas atividades por tempo indeterminado, até que sejam atendidas suas reivindicações. Nesta sexta-feira, 29 de maio, os bancos baianos param por uma hora em adesão às demais categorias, a cidade, porém, conta com os serviços de transportes urbanos, que funcionam normalmente.
CONFLITOS E IMPASSES
O que se tem observado desde que o Partido dos Trabalhadores assumiu o poder central no Brasil, experiente nesses movimentos grevistas, é que a maioria das vezes que isso acontece, o PT usa sua velha tática de empurrar os problemas com a barriga, isto é, deixa que os grevistas se desgastem com o tempo, isso quando não entra com ações judiciais a penalizar os paredistas, com já tem acontecido outras vezes.
-Embora possam servir a propósitos positivos, esses conflitos podem facilmente se tornar destrutivos e desagradáveis se não forem tratados com urgência, consideração e seriedade. Nem sempre é fácil lidar com pessoas e grupos magoados e esses impasses podem causar ódios e danos irreparáveis, caso não conciliado a tempo.” Basta citar, por exemplo, que a área de educação brasileira não tem contado com a devida valorização pelos poderes públicos, pela baixa remuneração, além de irrisórios aumentos salariais, isso quando acontece. Na última greve dos professores baianos e de Brasília (que recentemente alegou falta de recursos para pagar a sua folha de pagamento) o governo concedeu pequenos aumentos mesmo assim com escalonamentos à perder de vista.

Egnaldo Araújo - DRT – 4230
Professor Aposentado

quinta-feira, 28 de maio de 2015

APÓS 40 ANOS AMANCEBADOS PROFESSORES CASAM NA BAHIA



“O importante nessa nossa relação de quase 40 anos de vivermos juntos, sempre foi a constante presença de compreensão mútua e amor. Amor esse que se consolida mais ainda com o nosso casamento”, disse o noivo Paulo Carvalho Teixeira, de 83 anos que se casará com a professora Rivanda Mendonça, 73, presidente da SUP – Sociedade Unificadora dos Professores da Bahia, às 10hs e 30 minutos deste domingo, 31 de maio, na Capela das Dorotéias, no bairro do Garcia, em Salvador.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

FORRÓ DA CANTINA VAI PARA OS EEUU

Lançado na tarde desta quarta-feira, 27, no Pelourinho, nos 70 anos da Cantina da lua, O Forró da Cantina, tem tudo para emplacar no Texas, pela afinada voz e violão do músico Norte-americano do Texas Casey Stikker, que arrasou ao cantar o forró de autoria do baiano Egnaldo Araújo, além de composições de Djavan, no que foi muito aplaudido pelos presentes e membros da Associação dos Professores da Bahia, que ali fizeram exposição de artesanatos, muito apreciada pelos visitantes.
DIPLOMA
Após palestra de técnicos do SEBRAE sobre tipos de demandas, técnicas de propaganda e divulgação de produtos artesanais, no evento em comemoração dos 70 anos da Cantina da Lua, Clarindo Silva, ressaltou o importante papel que a comunidade baiana tem desempenhado no apoio à sua Campanha de Revitalização do Centro
Histórico e da primeira Faculdade de Medicina do Brasil, que diplomou a primeira mulher em medicina no país. Além de sentir muito feliz pelas homenagens recebidas e, em particular o Diploma que lhe estará sendo conferido pelo Núcleo de Cultura Popular da Bahia, pelos relevantes serviços prestados Cultura baiana.

Egnaldo Araújo - DRT - 4230








terça-feira, 26 de maio de 2015

Lobisomem (Lenda do Rio Grande do Sul)


Parece incrível, mas é verdade: às vésperas do Século XXI, o Rio Grande do Sul inteiro acredita firmemente em Lobisomem, do mais remoto rincão campeiro às cidades mais cosmopolitas, do ínvio recesso das matas às mais bulhentas praias do Atlântico Sul. O mito Lobisomem é basicamente a crença em que determinados homens - sempre homens ! - em determinadas circunstâncias podem se transformar em um monstro meio-lobo e meio-homem. O mito no Rio Grande do Sul sustenta que o sétimo filho homem de uma família será fatalmente o Lobisomem - a menos que seja batizado pelo irmão mais velho. Há, também, forma folclórica de se transmitir o fado: quando um velho Lobisomem sente que vai morrer, ele fica sofrendo muito até passar o encargo a alguém mais moço. E não consegue morrer antes disso. Se tem algum guri ou moço por perto, ele pergunta, simplesmente: "Tu queres?". O ingênuo normalmente acredita que se trata de algum presente, ou mesmo de herança e então responde: "Sim". Aí, o velho morre feliz, porque transmitiu o fado, conforme se expressa a linguagem popular. O homem que tem o fado do Lobisomem é sempre de raça branca, pelo-duro (ou seja, não há Lobisomem negro, alemão ou gringo), magro, de olhos no fundo, dentes salientes e cara de cor amarelada, muito pálido. Quase sempre mora sozinho. Mais raramente, vive com a mãe, uma velha muito estranha. Mais raramente ainda é casado e a mulher ignora o fato. Mora sempre em um rancho o mais isolado possível, obrigatoriamente com um galinheiro no fundos. Se o próprio rancho não tem galinheiro, tem que haver um, por perto. O fado do Lobisomem é uma cruz que ele carrega. Não fazendo mal a ninguém, ele é mais uma vítima do que um carrasco. Se é atacado, reage. E morde cachorros e até pessoas. Mas, se puder evitar isso, ele evita. Simplesmente o Lobisomem tem que cumprir o seu fado, que é comer nas sextas-feiras de lua cheia, da meia-noite até o clarear do dia, descrevendo um grande rodeio. À meia-noite ele se rebolca nos sujos das galinhas, rolando no chão e se transforma. Aí, corre a noite inteira, fazendo uma grande volta. Quando o sol vai nascer, ele já está de regresso ao ponto de partida. Rebolca-se de novo no galinheiro e aí vira gente, outra vez.

Adão Oliveira

A PRÓTESE DA “FELICIDADE”


Diz-se que a legião de brasileiros desdentados é imensa, por carência não só de assistência médico-odontológica, como por falta de procedimentos básicos, como a escovação dentária, dentre outros cuidados. A figura de uma pessoa banguela, desdentada é realmente muito deprimente, assim como aquela que coloca uma prótese (comumente chamada de pereréca) dentária, no caso uma tipo cavalar, com dentes maiores do que o normal, é horrível mesmo. Hoje para você fazer um implante tipo rede Globo, o custo é de CR$1.500,00 reais por cada dente implantado. Um amigo jornalista espírita pagou pela tal perereca chic a bagatela de 45 mil reais. Agora o que fazer quando o homem fica “broxa”, deixa de ter ereção por acidentes e erros médicos? É o que se verá a seguir.
Na sala de espera do aeroporto acontecia verdadeira festa de amigos do casal a embarcar rumo ao Sul do País, eles vieram ao Nordeste rever parentes e amigos e, após curtirem praias, e o calor apimentado das comidas, retornaram com muita saudade da nossa querida “boa terra”. Enquanto se aguardava a chamada para embarque os bate-papos mais animados aconteciam, principalmente entre três amigas, que se autodenominavam “Trio-Parada-Dura”.
A primeira, fala que já é tri-avó e que só cuida dos netinhos, “uma graça: Adoro ficar com eles um tempinho por semana”, vez que eu moro no carro e só vou a casa a passeio”. A segunda, (casal sem filhos), nem bem a outra fecha a boca ela, já emenda, “ Feliz sou eu com meus Mimos, dois lindos poodles, que os levo para caminhar comigo todos os dias, são lindinhos mesmo.
O ”PINTO” NOVO
A terceira amiga, essa apesar de ser muito falante, estava mais acalorada que o normal. o que despertou a atenção das demais, que as interpelaram: “O que está acontecendo com você Santinha?, Você nunca foi assim tão acesa, diga-nos o que está a acontecer?.
Após muito relutar ela saiu-se com esta verdadeira bomba: “Fui premiada”. “Como assim, ganhaste na loteria”? “Não: assim que retornei do Canadá meu marido convidou-me para a alcova e, me mostrou seu pênis novinho em folha, uma prótese de última geração novíssima”. “É que, após três anos, a pão e água, fui premiada”. Gargalhadas a parte, o mais importante foi que ele (o marido) conseguiu reverter a situação de uma operação de próstata em estágio
avançado de câncer que o deixou sem ereção, eunuco e, para poder retomar sua função erétil, teve que implantar um pênis novinho em folha, último modelo, (que foi uma guerra para que o plano de saúde pagasse) que se pode inflá-lo na hora que você quiser usá-lo.
“O preço do prazer custa apenas 45 mil reais”.
.
“Isto é a “Felicidade”“...

domingo, 24 de maio de 2015

Caminhando - ( Geraldo Vandré )



Já nos diz, tão apropriadamente a canção: QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER.
Isso se aplica não só nas propostas de mudanças políticas, como também nos projetos de nós, pessoas com vontades próprias. Mas na verdade o "fazer a hora", às vezes tem complicações que independem de nossa vontade própria. Mas intentar é preciso, e, nós brasileiros precisamos aprender a reivindicar melhorias que são tão necessárias para a evolução EDUCACIONAL de nossa geração de jovens que aí estão à espera de melhores oportunidades de emprego, educação e vivência condigna de cidadãos livres.


Parecia que ia cruzar a rua.
Parecia, mas estava indeciso sobre qual o caminho,
Sobre qual o rumo a tomar
Um homem qualquer,
 eu sei, não devia nem falar sobre isso,
As pessoas choram todos os dias,
acontecem coisas realmente absurdas no noticiário,
As crianças sobrevivem aos apelos moucos,
não resta muito mais de humano entre nós dois, etc.
É que tenho como ambição escrever algo feito em linha reta,
E alinhavadas ao mais insosso dos pensamentos, duas palavras
Podem ter o desleixo ou a pretensão que quiserem.
Raiva...
Preenche corações vazios...
Amor...
Preenche a vida...
Multiplica...
Soma...

Não Divide!

A. O.

A MARAVILHA QUE É O UNIVERSO



- “Inspire-se na maravilha do universo, do mundo e da vida e, portanto, sempre mantenha em mente essa ampla perspectiva”. Esse é a orientação básica, espécie de conselho que o darwinista apaixonado, o biólogo inglês Richard Dwkins, 74, ( Veja desta semana) está a oferecer aos jovens cientistas do Brasil e de mundo. Dentre suas posições em relação à vivência contemporânea ele acredita que, por exemplo a humanidade acabe coevoluindo com os computadores e que mulheres grávidas de fetos portadores de síndrome de Down possam abortar; tempo em que faz contundente questionamento com relação à Educação, em particular aos contos de fadas na educação infantil como relação ao seu pensamento mágico na fase adulta.


AS QUEIMADAS

Menino na flor de seus oito anos de idade, lá estava ele a morar na roça a morejar dia a dia a ajudar o pai nos trabalhos agrícolas, trabalhos considerados leves, como limpar o milharal a arrancar as pequenas plantinhas (que insistem em nascer por ali em grande quantidade, a ameaçar o desenvolvimento do plantio caso tomem conta da semeadura), semear o plantio de feijão e milho e outras tarefas menores.
Um belo dia veio à notícia de que uma tia queria levar o menino, recentemente órfão, para morar com ela na cidade grande, no que foi aceita a proposta com grande alegria pelo pai viúvo, que despachou o pimpolho na cabine de um caminhão de um primo e assim começou a trajetória daquele menino de roça em outra realidade, deixando para traz aquelas queimadas pós-derrubadas de mata para o plantio de outras culturas, como cacau, dentre outras variedades lucrativas.
Ao andar de pés descalços por dentre madeiras calcinadas pelas queimadas ele sempre olhava para o céu, na esperança que viesse alguma
nave espacial, iguais àqueles aviões que passavam voando lá no alto a espelhar faíscas de sua fuselagem metálica, causando no menino verdadeiros sonhos em se tornar um astronauta. Nisso seus pensamentos viajavam, viajavam, a milhões de quilômetros dentro de sua mente fértil.
Ao chegar à cidade grande, a frequentar escolinhas públicas de alfabetização, ginásio e outras instituições do governo, pouco ou quase nada aprendeu sobre Física, Química, Matemática e muito menos Mecatrônica. O que o impossibilitou a passar nos vestibulares de Engenharia ou Medicina, contudo, por insistência concluiu um curso de Contabilidade e passou a fazer trabalhos burocráticos, frontalmente contrários aos seus antigos sonhos.
Conclusão: Resolveu se casar com uma professora, com quem teve três filhos, os quais, apesar de terem frequentado melhores escolas, não seguiram profissões de pesquisa científica. Aquele menino de roça, hoje aos 80 anos ainda sonha que seus netos possam vir a frequentar escolas de grande excelência educacional e que, um dia possam vir a serem trabalhadores de área científica, caso os planejadores governamentais promovam verdadeiras reformas na Educação brasileira.

70 ANOS DA CANTINA DA LUA

Nos 70 anos da Cantina da Lua, o jornalista-empresário Clarindo Silva receberá DIPLOMA DE PERSONALIDADE CULTURAL BAIANA, pelos blogos: Liberdade, Liberdade; Bahia Já e blog Rio Vermelho, numa iniciativa da Camerata Castro Alves e Associação Amigos da Rua Chile. Sob a regência do maestro Marcos Santana/Camerata Castro Alves, o evento, aberto ao público e aos músicos baianos,  Litero-Musical acontecerá à partir das 14 horas desta quarta-feira, 27/05 nas dependências daquele tradicional Bar e Restaurante do Centro Histórico de Salvador.
(Fiquei esperando o convite) kkk
Adão Oliveira

GENTE: QUAL A DIFERENÇA ENTRE VOCÊ E UM BOTÃO DE ROSA EM FLOR?

Claro que não existem,
vez que nós sempre estaremos
renascendo em botão,
a cada pensamento
amoroso que temos.


FORRÓ DA CANTINA

Pelourinho - Salvador - Bahia

Eu fui, eu fui bis
Fui sambar no Pelourinho
Na Cantina (da Lua) fui dançar
Rebolar com essa menina (bis)

Lá tinha muita comida
Carne, peixe e galinha (bis)
Tudo pra comemorar
Os 70 anos da cantina

Tinha Acarajé e Abará,
Arraia com Camarão (bis)
Carurú com Vatapá
Pirão, ao molho lambão

Menino não tem coisa melhor
Do que forrozar no Pelourinho (Bis)
Não tem chuva não tem sól
Vou dançar agarradinho...
ALÔ CLARINDO, DÊ MENINA!!! LEMBRANÇAS PRA MENINA!!!
ALÔ MEU TIO, BATA PALMAS PRO BRASIL.ZIL,ZIL..

sábado, 23 de maio de 2015

ESTÃO CHEGANDO AS FLORES


PAZ
AMOR
Em plena estação das chuvas em várias regiões brasileiras, com episódios diversos envolvendo corrimento de terras e moradias, alagamentos, inundações e somente, dentre outros, aqueles que veem suas plantações a renascerem; serem reabastecidas suas reservas de águas de tanques e represas é que ficam contentes, isso, sem contar com a renovação de pastagens e das floreiras em geral. Um encantamento é, por exemplo, a viagem que se faz pelos Norte do Brasil, ou como no Sul, na Serra do Mar, no vislumbre de tanta variedade de cores vegetais orgulhosamente mostradas pela mata atlântica, um sonho, que se tornará mais realista em setembro, com a chegada da Primavera, a estação das flores.


COROA DE FLORES
Ambientalistas e ecologistas em geral são convictos de que lugar de flor é no pé da planta, assim como lugar de criança é no peito das mães, a beberem suas seivas. Mas as flores estarão sempre presente em momentos de alegrias e de tristezas.
CARINHO
 Esta semana, no sepultamento do cantor chorão, no cemitério das Quintas dos Lázaros, em Salvador, em meio à tristeza lá havia duas coroas de flores, uma delas em forma de coração, a representar o amor de um grupo de admiradores do Haroldo Vasconcelos, de 66 anos, que parte deixando mulher, filhos e netos.
Em meio a grande alegria, por outro lado (como em todos eventos festivos) num casamento ocorrido na igreja da Piedade, verdadeiro festival de arranjos florais decoravam o altar, com guirlandas a enfeitarem a entrada do templo. Um festival de dálias, margaridas e botões de rosa.

Egnaldo Araújo – DRT – 4230 - DF.
PS. Em cada flor que você encontre pelo seu caminho que seja uma sublime mensagem de LIBERDADE, LIBERDADE E AMOR.


VIDA

A PERFEIÇÃO EM RISCO


Mário Quintana - Curtindo a Praça da Alfândega seu local favorito
onde escreveu muitas poesias, ouvindo os sábias.
Segundo o escritor Mario Quintana, “Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do próprio destino”.
Já outros teóricos dessa questão afirmam que o homem é produto do meio, gerando assim uma espécie de contestação sobre a afirmação de Quintana. É claro que não se pode tapar o sol com a peneira, com relação às diversidades de realidades sociais, ou seja, onde pessoas não têm as mesmas oportunidades de se desenvolverem, de se instruírem e, assim deixam de possuir melhor preparo para reivindicarem e exercerem seus direitos de cidadãos.
CALEIDOSCÓPIO Quintana ainda nos dá pílulas sobre as Deficiências humanas afirmando que: “LOUCO” é quem não procura ser feliz com o que possui.
“CEGO” é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria. E só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
Casa de Cultura Mário Quintana - Porto Alegre - RS
“SURDO” é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
“MUDO” é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
“PARALÍTICO” é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
“DIABÉTICO” é quem não consegue ser doce.
“ANÃO” é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois
“MISERÁVEIS” são todos aqueles que não conseguem falar com DEUS

ESPERANÇA NA CURA DA CEGUEIRA - (GENS)



Há cerca de uns cinco anos toda a imprensa mundial publicou a foto de um rato, tendo no seu dorso uma orelha, ali desenvolvida, fruto de pesquisas genéticas, foi um assombro, mas a ciência continua suas pesquisas na busca de soluções para inúmeras deficiências humanas:
Há pouco tempo foi divulgada essa importante notícia para pessoas cegas com a possibilidade de voltar a enxergar. Isso através de um novo tratamento para cegueira fruto de pesquisa na área de genética do hospital londrino Moofields Eye e da University College London, cujos pesquisadores apresentarem um estudo revolucionário: células da retina que detectam a luz e a convertem em sinais elétricos no cérebro, para que enxerguemos, células essas que podem ser tratadas por meio de células tronco embrionárias em caso de cegueira provocada pela degeneração docorrente do envelhecimento.
“Os resultados obtidos abrem caminhos para testes em humanos”, segundo afirma o cientista Robin Ali.
Fonte: Revista Isto E

Egnaldo Araújo - DRT – 4230 - DF.

O CANTOR CHORÃO

As pessoas achavam que era pura pegadinha, enganação desses programas sensacionalistas de televisão ao apresentar aquele calouro que, ao cantar determinada música, não se continha e caia no choro sentido, copioso até, fazendo com toda a plateia caísse em gargalhadas. Pois esse cantor existe, ou melhor, existia, pois faleceu nesta madrugada em Salvador, o sambista de 60 e poucos anos, Haroldo Vasconcelos, que todas às vezes ao cantar a música: “Tu és a criatura mais linda, que meus olhos já viram”, não se continha e chorava feito criança. Compondo uma família com quatro irmãos, dentre eles um engenheiro, também sambista, nunca teve sua voz gravada por alguma gravadora, mas certamente a sua figura alegre e descontraída ficará gravada dentre seu grande círculo de amigos do bairro da Lapinha, na Capital baiana.
Egnaldo Araújo - DRT – 4230 - DF.

terça-feira, 19 de maio de 2015

NUM PINGO D´ÁGUA TENTEI O VESTIBULAR

Não sei se você sabe que as faculdades e universidades particulares e públicas, anualmente, além de vestibulares, para os alunos oriundos do segundo grau, também fazem provas de habilitação para aceitação de novos candidatos para suas vagas residuais, destinadas àqueles que já possuem diplomas em nível superior. É o caso, por exemplo da Universidade Federal da Bahia, que está previsto para setembro próximo, esses testes probatórios.
Um dos bichos papões de vestibulares, fora Química, Física e Biologia, dentre outras tem sido a famosa redação em Língua Portuguesa, algo assim temeroso pela maioria daqueles que estão a se submeter igualmente em concursos públicos, disciplina essa que vem causando grandes estragos nos candidatos.
Grandes e eméritos professores de Língua Portuguesa, como o professor Raul Sá, dentre outros têm se revelado, igualmente com escritores que se dedicam aos estudos e minúcias de nossa língua pátria tão complexa, principalmente quando se deseja confundir seus interlocutores: “Você gostaria de tomar ou beber um copo de suco de cenoura”? “Você, meu amigo nem precisa se explicar de sua atitude chilreante e cheia de bolodórios”; também pudera, após você dar panos para manga, não haveria como se livrar dessa enxovia ““...
Mas, num desses vestibulares na área de Ciências Humanas, a maior pontuação seria para Redação, a qual, após dado o tema, o candidato teria tempo determinado para redigir com perfeição a seguinte questão?
O que você faria com um pingo d’água? Aquele candidato inteligente, possivelmente preguiçoso e quiçá, sem condições para tal missão, em dois minutos, entregou seu teste ao fiscal da prova, com surpresa geral.
Tema síntese da sua resposta numa só frase:
“Num pingo d’água me afoguei”.
Egnaldo Araújo - DRT – 4230 - DF.

OBS: VERIFICAR NAS UNIVS – DO SUL – QUANDO HAVERIA ESSES TESTES PARA QUEM JÁ TEM DIPLOMA EM NÍVEL SUPERIOR?...

O CANTOR CHORÃO

As pessoas achavam que era pura pegadinha, enganação desses programas sensacionalistas de televisão ao apresentar aquele calouro que, ao cantar determinada música, não se continha e caia no choro sentido, copioso até, fazendo com toda a plateia caísse em gargalhadas. Pois esse cantor existe, ou melhor, existia, pois faleceu nesta madrugada em Salvador, o sambista de 60 e poucos anos, Haroldo Vasconcelos, que todas às vezes ao cantar a música: “Tu és a criatura mais linda, que meus olhos já viram”, não se continha e chorava feito criança. Compondo uma família com quatro irmãos, dentre eles um engenheiro, também sambista, nunca teve sua voz gravada por alguma gravadora, mas certamente a sua figura alegre e descontraída ficará gravada dentre seu grande círculo de amigos do bairro da Lapinha, na Capital baiana.
Egnaldo Araújo - DRT – 4230 - DF.

LEOPARDO ADOTA FILHOTE BABUINO - MÃE NATUREZA

sábado, 16 de maio de 2015

”Solução”


Vivo sem rumo,
Num mundo sem fim.
Procuro mas não
encontro,
Um pedaço de mim.
Vivo de um sonho,
De uma ilusão,
Mas na realidade,
Ocupa meu coração.
Olho em volta
E nada consigo ver,
Só penso na dor,
E no que estou a sofrer.
Não vejo ninguém,
Tudo foge de mim,
Serei eu o culpado,
Por estar a sofrer assim?
Queria uma resposta,
Para esta interrogação,
Será que alguém me ajuda,
A descobrir a solução!?

Adão Oliveira

Coração em Chamas


Meu coração.
Que parte afetada!
Arde em chamas!
Por que saíste?
Se ainda dizes

Que me ama
Adão Oliveira

Solta-se da rosa a pétala sedosa ainda,
e perfumada dos aromas que partilhara naquele botão
Tão macia que era
Tão suave em seu cair
Ato-te ao ar num olhar de suspensão
Eternizo-te na memória de existir
De cada vez que passo junto ao vaso em que caíste
Sinto-te a fragrância
Toco-te a macieza perene
Naquele gesto mágico e furtivo de te ter em recordação
de te guardar onde persistes
Hoje, paro e não resisto em tocar o botão
maquinal deste relógio que atraso
Cem séculos, mil anos de demora
(Tanto tempo a suceder….)
Prendo-te nas nervuras do poema

Perpetuo-te na memória de escrever

Mais IMPOSTOS ??? ONDE VAMOS PARAR???

© Fornecido por Estadão Ministro da Fazenda, Joaquim Levy,
é o responsável por conduzir o ajuste fiscal do governo Dilma
FLORIANÓPOLIS - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, admitiu neste sábado em Florianópolis que a aprovação das medidas de ajuste fiscal na Câmara fora do tamanho esperado poderá fazer com que o governo realize um contingenciamento maior do que o inicialmente previsto ou aumente impostos. "Isso pode nos levar a ter que reduzir as despesas ainda mais", disse. 
Segundo ele, outra opção, para garantir o cumprimento da meta fiscal de 1,2% do PIB, á aumentar impostos. "Toda vez que se cria um gasto novo obviamente está se contratando novos impostos", disse, ao comentar o fato de a Câmara ter flexibilizado as medidas provisórias 664 e 665, que endurecem o acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários. Os textos ainda serão apreciados pelo Senado. 
"Por isso é muito importante na hora em que as coisas forem votadas não estar se criando novos gastos, às vezes até no médio prazo, porque isso deve criar (a necessidade de) novos impostos." 
Ao ser perguntado sobre o fato de os deputados terem aprovado uma emenda que cria uma alternativa ao fator previdenciário - o que em tese facilitaria a aposentadoria dos brasileiros e prejudicaria a situação fiscal principalmente no médio e longo prazos - Levy disse que, dentro do governo, há uma percepção de que não há espaço para novas despesas, nem no curto prazo nem no futuro mais distante. 
"O médio prazo dá uma indicação para quem vai investir", afirmou. "E qualquer desvio de despesa no médio prazo também tem impacto na taxa de juros, com repercussão para investimento muito grande."
Levy também disso que o Ministério da Previdência está "fazendo contas" para orientar debate sobre o fator previdenciário que vai ao Senado. "O sentimento é que tirar (Fator Previdenciário) vai aumentar as despesas de forma significativa no médio prazo, mas o Ministério da Previdências está calculando quanto seria", disse. Depois, voltou a frisar que a preocupação do governo federal é "não criar novos gastos que gerem novos impostos".
Questionado sobre a reunião que haverá amanhã com a presidente Dilma Rousseff para discutir o volume do corte no orçamento que será anunciado, Levy brincou: "Estamos nos preparando e não sei que horas (a reunião) vai acabar". Ele voltou a dizer, como tem feito nos últimos dias, que o principal objetivo é levar as despesas discricionárias para o nível de 2013. "(O ano de) 2014 foi um pouco além do que podemos sustentar", avaliou.
De acordo com o ministro, o governo usa como linha de referência, para determinar os cortes, a evolução das receitas e das despesas. "Na parte que o governo pode controlar, na diminuição dos gastos na própria carne, que são as despesas de custeio, despesas de condicionamento dos ministérios, nós devemos estar voltando ao nível de 2013, um nível relativamente robusto, mas que dá a disciplina necessária para botar o gasto numa base sólida que nos permita estar caminhando na direção da meta fiscal", afirmou, antes de ministrar uma palestra para lideranças estaduais e empresários. 
Diante da dificuldade em aprovar as medidas de ajuste fiscal no tamanho esperado, o Ministério da Fazenda poderá defender um corte mais profundo no Orçamento da União de 2015, em torno de R$ 78 bilhões, para dar sinais de que o governo está de fato comprometido com as contas públicas. A presidente precisa anunciar o tamanho do corte orçamentário que atingirá ministérios de aliados no Congresso até a próxima sexta-feira. O comunicado deve ocorrer na véspera.
Na tarde de hoje o ministro estará em Joinville, onde almoçará com executivos das 50 maiores empresas de Santa Catarina e visitaria algumas companhias. No fim do dia ele deve acompanhar, em Joinville, a missa de sétimo dia do senador Luiz Henrique da Silveira.
Adão Oliveira
Fonte: http://www.msn.com/pt-br/dinheiro/economiaenegocios/gastos-novos-geram-novos-impostos-afirma-levy/ar-BBjRNco?ocid=mailsignoutmd



ALLAN KARDEC NO TEATRO E NAS LIVRARIAS LOCAIS



O que existe de literatura, música, filmes, teatro sobre espiritualismo e sobre a Doutrina Espírita é muito vasto. Um dos últimos sucessos no cinema de Holywood é o filme Do Outro Lado da Vida e no Brasil, A Vida de Chico Xavier. Nos títulos livrescos são centenas deles de autoria do próprio Chico Xavier, Divaldo Pereira Franco, dentre inúmeros autores, dentre os quais o iniciante, o jornalista espirita baiano Francisco Muniz, em preparação do seu terceiro livro. Estando prevista a publicação para breve de, Metodologias em Processo de Curas Mediúnicas, pelo gaúcho-catarinense Adão Oliveira.
Neste final de semana será apresentada em Salvador, no teatro Sesc Casa do Comércio, a peça teatral Allan Kardec Um Olhar para a Eternidade, de Paulo Lima, sob a direção de Ana Rosa e Rogério Fabiano, que revive a trajetória do escritor, educador e tradutor francês, Hippolyte Leon Denizard Riavail, que no século XIX, se dedicou à observação e ao estudo dos fenômenos espíritas sob o pseudônimo de Allan Kardeck.
Doutrina
A codificação da Doutrina Espírita colocou Kardec na galeria dos grandes missionários e benfeitores da humanidade. Na peça, a curiosidade pelos assuntos espirituais está ligada ao objetivo em contar boas histórias, de fazer um bom teatro e alcançar um público eclético formado por simpatizantes, e por aqueles que buscam respostas às suas indagações e por aqueles que acreditam na eternidade da alma.
* Respostas essas que podem ser encontradas em livrarias, na vastíssima literatura Espírita.
Egnaldo Araújo - DRT – 4230 - DF.
* O Evangelho Segundo o Espiritsmo - Allan Kardec
* Recomendação inicial: O Livro dos Espíritos - Allan Kardeck
* Jesus no Lar - Chico Xavier

sexta-feira, 15 de maio de 2015

A MORTE DO SARGENTO ALAGOANO

Quando li essa manchete: Corpo de policial alagoano é enterrado..” em matéria publicada no jornal Correio da Bahia desta terça-feira, 30 de novembro de 2014, pouco me dei conta de que se tratava de manchete policial atual, mas sim, possivelmente resultado de uma refrega entre as volantes e o cangaceiro Lampião em suas investidas nas terras de Sergipe, Alagoas e Bahia. Lampião Levava esse nome pelo seu fuzil incandescente, se parecer na noite a um flamejante lampião de tanto atirar nos “macacos”, policiais nordestinos que vestiam fardamento na cor caqui, (amarronzadas) cor igual à de macacos prego.
Significa esses crimes mais um pesadelo do quanto anda a insegurança nas nossas cidades brasileiras, devido à ação desenvolta dos novos cangaceiros, esses, marginais que pouco se interessam por justiça social, nesse caso são eles assaltantes impiedosos, cujos crimes contra indefesos cidadãos (como eu, que já passei o maior sufoco), aumenta cada vez mais e até policiais (mesmo armados), não escapam dessa orbe.
PENA DE MORTE...
Na redação do Jornal de Brasília, na década de setenta, quando trabalhava como repórter da editoria de cidade, vez por outro tinha a nas mãos pauta de polícia, o que me deixava pouco confortável até, pois sempre gostei mesmo foi de atuar na reportagem de cidade. Nunca fui a favor da pena de morte e acho até uma temeridade condenar um sujeito à pena de morte e, depois da sua execução, se vir a saber que era inocente; quem devolveria a vida dele à família?

A CARNE É FRACA


Mulato de seus 70 anos, chapéu de palha na cabeça, Lá estava ele sentado naquele ônibus lotado vindo da baixa do Bonfim repleto de pagadores de promessas e tantas outras pessoas que ali foram para curtirem a lavagem das escadarias da igreja do Bonfim pelas baianas paramentadas com suas ricas prendas, a espalharem água de cheiro por todo lado, tudo isso ao som dos atabaques dos grupos de capoeiristas, ao lado de políticos a darem adeusinhos para os circunstantes. Eu estive lá nas escadarias e roguei muito mesmo pela Paz naquela multidão de fiéis.
O papo começou quando uma baiana da bunda grande tentou chegar até à frente do coletivo para encontrar melhor posição para saltar na parada do Largo do Tanque, o que a muito custo conseguiu, sem antes criar o maior rebu entre os passageiros que se espremiam adoidados para que a matrona bunduda atravessasse aquele mundão de braços, pernas, sacolas e tudo o que era bugiganga, mães com crianças de todas as idades, causando o maior arerê no carro que tinha ponto final no Iguatemi, após passar por vários bairros. Afinal aquele era um dia diferente dos outros em que os coletivos tiveram que mudar suas rotas e fazerem os maiores desvios para atenderem à população.
Apesar da sua face enrugada o Seu Zé carpinteiro, nos seus 70 e poucos anos, sentado ao seu lado, observava que ele se mantinha interessado em tudo o que se passava à sua volta, quanto então lhe perguntei: “E aí estais gostando da festa da lavagem deste ano? E o mesmo sem demonstrar grande entusiasmo, disse:” Para mim, não faz diferença alguma, pois entra ano e sai ano e tudo acontece da mesma forma, venho apenas para cumprir uma tradição que já tenho desde a minha juventude “. e contou que tinha como profissão carpinteiro, porém por muitos anos trabalhou como magarefe, açougueiro no matadouro do Retiro, onde a cada dia seu grupo tinha que esfolar cerca de 30 bois. Aquilo ali é o que era verdadeira batalha, de derrubar o bicho com uma marretada na cabeça, chopar o animal e ver o sangue escorrer aos borbotões, para a seguir colocá-los nos ganchos, tirar-lhes o couro sem estragar a peça (que iria para o curtume) e, de imediato, esquartejá-los para que os ajudantes os colocassem nos caminhões para distribuição nos açougues de Salvador. O matadouro do Retiro era muito afastado do centro da cidade, era necessário fazer verdadeira viagem de bonde, por dentre os encharcados que permeava toda a região, irrigada pelo rio das tripas, que jogava suas águas naqueles baixios entre o bairro do IAPI, Cabula, e Rótula do Abacaxi”.
“Velho amigo, de carne eu entendo... com uma faca boa, uma Colinis bem afiada, eu esfolava um boi em menos de 20 minutos, He he He”.
Meu caro amigo, o que nós passamos para viver é muita história, eu só sei, que a carne é fraca meu velho “, nada dessas festanças duram muito nas nossas vidas, quando se está novo tudo bem, é só alegria, contudo quando a idade vai chegando, o corpo vai se quebrando, e assim babau”; e pediu licença e foi saltando no ponto do mercado das Sete Portas, onde iria fazer sua feira...

O Lobo e a Vovozinha


Nova visão do Ráfael

Rafael - 4 anos
Netos são por assim dizer os novos afetos e alentos de velhos corações renovados por eles. Rafael de três anos, juntamente com seu irmãozinho Gabriel, de quase cinco anos, com suas peraltices: Ráfa , quando atende ao telefone da vovó Branca, e que esta lhe pergunta: “Sabes quem está falando? E ele, mesmo reconhecendo a sua voz, diz que quem está a falar-lhe é a outra, a vovó preta, só para fazer pegadinha.
Ainda no outro dia a mãe desse lourinho baixinho de cara enfezada, alertou-lhe que o tal do Lobo mau é perigoso e é comedor de vovozinhas, no que deixou-lhe bastante preocupado, e a toda a hora perguntava se aquilo era verdade mesmo? E ao chegar na casa da vovó Branca, tascou-lhe a tal pergunta, que vinha lhe afligindo a cabecinha, no que a vovó respondeu-lhe: Menino, você não está vendo que isso é mentira... Esse lobo só come mesmo é menino desobediente que faz malcriações aos pais; no que o pimpolho, rapidinho respondeu: “Qual nada eu sou Real!, esse lobo aí é de mentirinha e jamais vai me pegar... Deixando a vovó Branca surpresa e admirada com a saída inteligente do pimpolho.

A PARTIDA DA MESTRA AMIGA

Consuelo Pondé de Sena morre aos 81 anos
(Foto: Arquivo Correio)

Na manhã desta quinta-feira, 14, a Capital baiana foi surpreendida com a morte, no Hospital Português, da professora Consuelo Pondé de Sena, assim como seus ex-alunos do curso de Jornalismo da UFBa., em particular, a turma de 1971 pela qual foi escolhida como Musa da Turma. Pessoa de excelentes qualidades intelectuais e como pessoa humana; profissional de destaque no meio Acadêmico, tendo presidido nos últimos ‘0 anos o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, além de ser eleita como membro da Academia Baiana de Letras, a professora aposentada Consuelo, sempre atuou como jornalista – colunista - articulista, ultimamente do jornal Tribuna da Bahia.

O blog Liberdade, Liberdade e Amor vem prestar essa insigne e incomensurável homenagem pela grande perda na intelectualidade baiana e, sem demérito, brasileira.
Egnaldo Araújo - Ex-aluno – Turma UFBa.

UM CASAMENTO QUE NUNCA TERMINA

Algumas pessoas temerosas de adquirir um veículo problemático, ou seja, que viesse a causar vexames homéricos, costumeiramente diziam ao se livrarem daquele “mau negócio”, aquilo seria um casamento em comunhão de bens; melhor dizendo era para todo o sempre. O que isso significaria de um modo geral? Quiçá grandes problemas e uma vida atribulada. Mero engano para a maioria dos casais que vivem felizes por este mundo a fora. Para ser boa, toda relação a dois só depende da boa convivência e, sobretudo com troca de carinho e entendimento.·.
KARMA!!!!
“O conceito mais sensato de Karma é um aprendizado a ser feito na vida, em função de um comportamento antigo que se tornou nocivo ao bem-estar e a uma vida com equilíbrio”. O planejamento reencarnatório, por sua vez, é o roteiro organizado para que o espírito consiga fazer esse aprendizado.
“Seu casamento, contudo não é um karma! Você não tem karma com o outro. Você tem karma com você mesmo. Com o outro você tem um planejamento, que pode ser ou não ser cumprido”; é o que afirma o terapeuta e espírita mineiro Wanderley Oliveira, num artigo publicado esta semana na revista cristã de Espiritismo.
Quando a convivência do casal se complica, “é mais fácil dizer que o problema é de outras vidas do que assumir que no presente, a dupla não está se comportando não está se comportando de forma adequada para preservação do casamento e assumir suas fragilidades e corrigi-las”.
Dentro dessa ótica teremos muito que aprender exercitar o diálogo, a franqueza de sentimentos e, sobretudo buscar levar ao outro mais dedicação e afeto, como naqueles primeiros momentos do namoro, independente dos anos (tempo) decorridos da relação.
Egnaldo Araújo - DRT - 4230 – DF.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

A PARTIDA DA MESTRA AMIGA

Na manhã desta quinta-feira, 14, a Capital baiana foi surpreendida com a morte, no Hospital Português, da professora Consuelo Pondé de Sena, assim como seus ex-alunos do curso de Jornalismo da UFBa., em particular, a turma de 1971 pela qual foi escolhida como Musa da Turma. Pessoa de excelentes qualidades intelectuais e como pessoa humana; profissional de destaque no meio Acadêmico, tendo presidido nos últimos ‘0 anos o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, além de ser eleita como membro da Academia Baiana de Letras, a professora aposentada Consuelo, sempre atuou como jornalista – colunista - articulista, ultimamente do jornal Tribuna da Bahia.
O blog Liberdade, Liberdade e Amor vem prestar essa insigne e incomensurável homenagem pela grande perda na intelectualidade baiana e, sem demérito, brasileira.
Egnaldo Araújo - Ex-aluno – Turma UFBa.

EX - CAMELÔ DA RUA LARGA É COMEDOR DE POEIRA DE BRASLIA

Enquanto a falta de vergonha campeia junto a alguns políticos como o que se constata pelo que ocorre com o José Roberto Arruda de Brasília, preso sob acusações de malversação dos dinheiros públicos inclusive, ainda temos alguns exemplos de vida, como o que citamos a seguir, de um Davi, verdadeiro vencedor da luta contra o Golias da pobreza e da discriminação.
DESAFIO
Na década de 60, aquele rapazinho magrelo aos 19 anos ao chegar ao Rio de Janeiro para trabalhar como auxiliar de escritório do Banco do Brasil, aquele jovem irrequieto interiorano, após passar por várias sessões da agência da instituição bancária, logo logo sentiu-se como desestimulado, não só pelo minguado salário, (que mal dava para pagar aluguel, alimentação e transporte para a Faculdade). Já aborrecido de ter que lavar sua própria roupa, ao escutar de um colega a grande chance de partir para uma nova experiência, desta feita na nova Capital que tinha em marcha a sua construção no Planalto Central, não teve dúvidas: dirigiu-se ao seu chefe e pediu as contas. O diretor da Agência Rio Branco não se deu por vencido e, ao verificar a ficha do seu funcionário constatou que ele era muito dinâmico no seu trabalho e tudo fez para que ele ali permanecesse, mas não conseguiu.
RUA LARGA
Com dinheiro curto eis que em 1962 ele chega ao novo canteiro de obras que era a Capital Federal e passa a trabalhar na rua larga, que era o ainda traçado da avenida W-3 Sul, sua atividade: Camelô, a vender lenços para cabeça (devido a grande poeira que fazia) e outras quinquilharias. Dali para outros empreendimentos não demorou muito, quando um judeu ao observar o seu grande dinamismo e potencial de trabalho o convenceu a participar da exploração de um mercadinho no Plano Piloto, onde, no próprio local de trabalho ele dormia para cuidar de tudo desde compras vendas e outras providências indispensáveis para a evolução do negócio, que prosperou. Assim como outras figuras pioneiras de sucesso aquele jovem interiorano baiano que não tinha nem onde pernoitar, hoje conta no DF e Salvador com prédios e empreendimentos imobiliários de meter inveja.
Foi o que se poderia chamar de uma aguerrida luta de Davi (da pobreza) contra o Golias (o desafio de vencer).
Egnaldo Araújo
Egval@terra.com.br

COMPRAR OU NÃO EIS A QUESTÃO

Após anos de uso com sucessivas mudanças de forração cansei daquele conjunto de sala ex todas as cores e padrões da moda. Finalmente após insistentes apelos resolvi fazer uma pesquisa de preços e optei por uma nova tecnologia em sofás, escolhi aquele que tem uma nova opção para relaxar: dois assentos complementares escamoteáveis que você tem apenas o trabalho de puxá-lo para fora e está pronta a sua mini-cama. O custo? Ah, nem queira saber; é o dobro do preço desses conjuntinhos corriqueiros que se encontra com a maior facilidade no comércio moveleiro, contudo vale a pena o investimento.
Comprar ou não comprar...Só mais um detalhe, este de muita importância, o pagamento poderia ser feito em 10 prestações mensais. Como acabei de assinar um pacote de viagem de férias nas mesmas condições , ao partir para esta nova compra, estaria eu em vias de ficar endividado. Calculo daqui, calcula dali, então tive o genial idéia: Doei o tal conjunto antigo a um amigo e fiquei sem nenhum em casa, sem novas prestações a enfrentar, e apesar de ter ficado sem assento cativo à frente da televisão, pelo nível de programação que estamos tendo: Por incrível que pareça, saí ganhando dessa não transação.

Egnaldo Araújo

terça-feira, 12 de maio de 2015

DIA DE FEIRA EM BREJINHOS

E lá fomos nós de sacolas nas mãos, num sábado bem cedinho rumo à feira livre de Oliveira de Brejinhos, naquele maior burburinho, com gente a vender galinhas, verduras, rapaduras, ovos, feijão, farinha, carne seca e verde, sabão e tudo o mais, ou melhor dizendo ; Uma festa! Isso só para quem passa dias e dias na roça sem ver ninguém, só a ouvir o mugido do gado ou o canto dos anús, dentre variado canto de pássaros e das rãs nos brejos, verdadeira sinfonia da natureza.
A feira meu passeio predileto quando venho à cidade, de 15 em 15 dias., quando não há vaca parida para vigiar para não deixar o bezerrinho sem pojar e, deixa-lo mamar até se fartar nos cinco peitos cheinhos de leite da mãe dele:
- Bom dia seo Totonho! Bom dia dona Damiana, “Cuma vai vosmicê?”., - “Tô ino, to indo, como Deus qué; uns dias com saúde, ouros dias com esse difluxo que não me dá sossego seu Totonho., e não há lambedô que dê jeito, home de Deus., já não sei mais o que fazer”... Tá aí uma remédio que me ensinaram que é tiro e queda dona Damiana, Um tar de Xarope de Mastruz, que é só vosmicê tomá e logo ocê fica boa de tudo. Ainda outro dia o médico fio de seo Sulino, me receitou também tomar chá de limão com alho e raiz ou semente de aroeira.
Òia Sá dona, num isqueça de me recomendá ao sinhô seu marido, o Valadão, e diga pra ele aparecer lá em casa na próxima sumana para ele vê como já tão grande os bacurins que ele me deu de presente...he He He... inté mais, inté mais... E lá se foi seu Totonho pelo meio daquele povão todo, sumindo na multidão.

Egnaldo Araújo – para Malú Silva

segunda-feira, 11 de maio de 2015

A FELICIDADE

Aquele novo ser concebido
Nasceu esfuziante estrela-guia
À noite rebrilhava contente
E, só risos esparços, durasse o dia;

Aquele rebento tão frágil-criatura
Que um dia nos fez tão feliz
Chegou como quem de nada queria
E de nós, sem cerimônia se apossou
Afugentou todas nossas tristezas
Sumiram nossas frustrações
Transmutou choros em alegria
Semeou somente canções...(de ninar);
Nada mais queríamos na vida
A não ser viver e sonhar
Nada mais nos importava
Somente, tão somente ama-lo..
Esse ser tão lindo, tão terno
Que renasce em nós todo Natal
Estará sempre em mim, em você
Nesse eterno amor criança.

Egnaldo Araújo – 25.12.2013

domingo, 10 de maio de 2015

Fenômeno!!!

Ave Maria - Homenagem ás mães

Rezemos . . .


Ave Maria cheia de graça,
o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres,
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte.
Amém.


Mãe...


Os poemas são breves, mas sinceros. Falam sobre o amor, dedicação e carinho que existe na relação entre mãe e filhos. Nesse dia mostre a sua mãe o quanto ela é importante para você!

Que ao dar a benção da vida, entregou a sua…
Que ao lutar por seus filhos, esqueceu-se de si mesma…
Que ao desejar o sucesso deles, abandonou seus anseios…
Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu próprio mérito…
Que ao receber injustiças, respondeu com seu amor…
E que, ao relembrar o passado, só tem um pedido: “Deus, proteja meus filhos por toda a vida”
Para você mãe, um mais que merecido
FELIZ DIA DAS MÃES

Desejos do Blog Liberdade, Liberdade e Amor!

sábado, 9 de maio de 2015

SE MEUS CARROS FALASSEM O QUE AS MÃES NÃO DIRIAM



Após essas discutíveis mudanças na regra do jogo do Salário Desemprego, e terceirização, dentre outras, aqueles dois amigos ao se encontrarem, após os cumprimentos de praxe: Olá há quanto tempo? E a família, as crianças, claro hoje rapazes e moças? Não basta dizer que ambos oriundos de classe média, conseguiram às duras penas manter seus padrões de vida, hoje aposentados e, como a maioria das categorias, com salários congelados, contudo otimistas, como quase todo brasileiro adorador de futebol, reggaes e, principalmente de adorador de carros e carrões, o papo só rolava envolvendo nomes de marcas de automóveis:
- Cláudio! você soube daquele acidente da bomba de Cobalt, em Goiânia? Claro, que essa notícia já e coisa velha, do Baú; mas vc precisava ver nesse Dia ds Mães a Corsa que o filho do vizinho levou por responder mal à avó; pior não fora a Idea que tive quando estava à Meriva, pensei em viajar, pegar um Strada que é muito Agile até Dakar. Dizem que esse circuito é o Mitusbish, contudo mais parece um programa de índio Cherokee, lá das bandas de Montana, onde temos uma filha que teve a Idea de se casar com um Ducato italiano, porem de origem Classic, o que nos obrigará a comparecer ali o que para tanto teremos a obrigação de ir à tremenda Fiesta no dia da padroeira de Santa Fé, no México.”
O outro amigo entre surpreso e boquiaberto, nem teve tempo de responder quando Adãozinho retornou:”E veja bem caro Zeca, essa situação econômica do país está nos deixando Triton e até com o Ranger de dentes e fora de Focus e muito Bravo(s)., claro que para resolver essa situação inflacionária temos que ser Agile, sem ficar fora de Focus a fazer uma Pajero, de deixar todos Korando a Kyron, esse é o grande Lancer da jogada. Verdade, de Vectra o que está deixando com Fusion muita gente Danautos da vida.”Cruze , credo, mas nessa situação dever-se-ia Picanto (ar) torna Sorento e Sonata ao luar.

Egnaldo Araújo - DRT – 42230 – DF.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

É isso aí...



A vida é isso aí, o que todo mundo sabe e ve todos os dias, ela é feita de momentos, decepcoes, conquistas e tudo que lhe faça sentir algo...
E é na troca desses momentos, de experiencias com outras pessoas que se conquista a maturidade, sabedoria e a tao desejada felicidade!! Por isso conheca lugares, pessoas novas, seja gentil e tenha respeito com tudo ao seu redor, ame o maximo que voce puder amar sua familia e amigos, e procure ver tudo pelo lado positivo!! agindo assim voce tera poucos arrependimentos em sua cabeca, tera paz no coracao, e só recebera coisas boas em troca, porque a vida gosta de quem gosta dela e trata ela bem!!!