Nenhum pai, mãe, avô, avó está isento desses repentes hilários de nossas crianças, nos deixando realmente muito surpresos com suas tiradas. Como foi o caso daquele pai a andar pelo jardim da praça, de mãos dadas com aquele baixinho de seus 4 a 5 anos a conversarem sobre a vida em geral, ao passarem por uma árvore morta, sem folhas, o pequenino observou: Olhe papai, essa árvore sem folhas nem nada, o que é que ela tem?”“. O pai então explicou que as árvores, são iguais às pessoas: “Nascem, crescem, ficam velhas e morrem assim como essa árvore toda seca; assim como os velhos ao ficarem com os cabelos brancos, por exemplo, já estariam,
por assim dizer na fase final da vida, entendes”? E continuaram a caminhada, a verem outras crianças a brincarem com bolas, com cães a se embalarem nas gangorras do parquinho.
IDOSO
Lá mais adiante, eis que vislumbram vindo na sua direção aquele senhor bem velhinho, que o pimpolho não se conteve e parou à sua frente e após olhar demoradamente para os seus cabelos totalmente brancos, tascou a pergunta de supetão: “Você vai morrer quando?”, foi o maior sufoco para pedida de desculpas ao cidadão.
Amar é?
Crianças entre 9 a 11 anos nos dão algumas definições interessantes sobre o que estavam a sentir ao serem perguntadas como definiam: Paixão: “Proteger a Mata Atlântica; Amar alguém do fundo do coração” e “é o que a minha família sente por mim”. Como defines a Paz? “Uma pessoa que vai a praia e fica sentada na cadeira tomando água de coco; É como eu me sinto de noite”. E inveja? É o que todos da minha família têm do meu quarto. E Ódio? “É o que eu tenho por alguma pessoa que fala mal da minha mãe”. “É quando uma pessoa desconta a sua raiva em alguém”.
E que achas de Desprezo? “É não dar valor ao que se tem”. “É se afastar de uma pessoa que faz maldades”.” É Quando morre o meu amor por você”. E Esperança como define? “Ter certeza de que algo de bom vai acontecer”. ”Esperar uma notícia ou confiar nos amigos”.
( Amar é? pag.20 da revista Todos – 4ª. Edição).
Nenhum comentário:
Postar um comentário