segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017



MINHA FANTASIA JÁ ESTÁ PRONTA
E VOCÊ JÁ PROVIDENCIOU  A SUA?




O Carnaval se apresenta como uma grande oportunidade de, ao se vestir as fantasias, se deixar cair as máscaras. Com essas super produções carnavalescas, já não se deixa espaço para que as criatividades se revelem e aquele folião deixe fluir a sua veia crítica, cheia de veneno sobre os mais variados temas sociais. Em Salvador, por exemplo, os participantes da Mudança do Garcia, desfile carnavalesco que acontece ha anos no período momesco, deixam rolar as suas mais acidas críticas sobre os mais variados temas sócio-econômicos.

MASCARAS

"Não se faz mais carnaval como os de antigamente", já dizia um vetusto senhor, do alto de seus mais de 60 anos., a relembrar os desfiles de carros alegóricos pelas ruas, encimados por lindas garotas fantasiadas de princesas, odaliscas, oncinhas e tudo o que eram temas de historias reais e imaginárias

"Você precisava ver aquela beleza dos bailes dos clubes, onde todos dançavam a noite toda ao som de maravilhosas orquestras, sob as batalhas de confetes e serpentinas, tudo isso sob os esguichos de lança-perfumes e o encanto daquelas maravilhosas fantasias".

Hoje tudo está tão diferente, com um carnaval industrializado, com produções em massa, com a criação de Blocos carnavalescos dentro de cordas, onde você só dança se pagar. Realmente é uma outra realidade, com Camarotes de alto custo, obviamente com tudo incluso, comida, bebidas e mimos como oferta de biquintis, chapéus, sandálias e outros mimos; como sala de repouso e quetais.

Mas, você vai me desculpar, mas não sou saudosista. O que eu gosto mesmo em tudo essa movimentação é cair mesmo na folia de cara lavada. O dia todo, a noite toda; claro em frente à TV a acompanhar tudo o que está acontecer nas ruas da cidade.

Prometo que, neste Carnaval estarei metido na minha melhor fantasia mental, claro, a esperara que o folguedo momesco loco termine, para que eu possa voltar a me sentar no banco da praça. Praça essa , como as principais ruas do centro da cidade, totalmente tomadas pelos camarotes, bandas, trios elétricos e todo esse povão sedento pela folia momesca..

Egnaldo Araújo - Editor
 .

Um comentário:

  1. Em plena semana em que se desenrola, ou, melhor dizendo, se inicia a folia momesca, as principais praças e ruas centrais das cidades estão totalmente tomadas pelos camarotes e infra-estruturas voltadas para o apoio logístico de segurança da festança, como de estruturas aéreas para atuação dos camera-mens das televisões, rádios e revistas. E lá vinha aquele grupo de umas seis a oito pessoas com seus crachás pendurados ao pescoço, a bisbilhotarem as instalações onde iriam atuar na cobertura do Carnaval baiano, eram todas de uma famosa televisão de canal aberto, a comentarem os prós e contras daqueles "camarotes" suspensos, de onde iriam filmar a passagem de blocos e trios elétricos. Não me contive e me aproximei para saber de tamanha curiosidade: "Estamos aqui para assegurar que tudo saia à contento", disse Misael um dos membros da equipe, que gentilmente atendeu à nossa curiosidade.

    ResponderExcluir