Quem não tem cachorro? Caça com que? (Vez que o IBAMA a proíbe?) Alguns de nós, na maioria das vezes nos desdobramos em atividades externas a participar de compromissos sociais vários, festas familiares e populares, a nos envolver em churrascadas, choupadas, rodadas de jogos de cartas, entre amigos, a atirar nos bichos, em caçadas, dentre outras e inúmeras atividades que, apesar de estarmos sempre rodeados de pessoas, simplesmente, no final disso tudo, no frigir dos ovos, estamos sempre sós. Quando no século passado foi escrita e defendida a tese Elogio ao Lazer, que ao analisar a sociedade pós-industrial, recomendava se reservar maior espaço de tempo para que o homem o usufruísse a se embalar na rede, lesse mais, se esbaldasse na praia, ou se entregasse simplesmente ao não fazer nada, jamais se suporia que ao se chegar ao período atual nos deparássemos com o chamado mal do século: a depressão.
Indubitavelmente a depressão abarca um número assombroso de pessoas na sociedade moderna e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,4 bilhão de pessoas, desenvolverá o último estágio da dor humana, o que corresponde a 20% da população do planeta. Na verdade a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), provavelmente atinge a mais de 80% dos indivíduos de todas as idades, de alunos a professores, de intelectuais a iletrados, de médicos a pacientes.
EDUCAÇÃO
Os sintomas do SPA geralmente se manifesta através de dores de cabeça e musculares, o acordar com cansaço, irritação, intolerância às contrariedades e déficit de concentração e de memória e pelo transtorno do sono. O sono é vital para uma mente equilibrada, produtiva e saudável, ou seja, a cama. Para Curi, apesar de os professores serem os profissionais mais importantes da sociedade, o sistema educacional clássico está doente, formando pessoas doentes e uma sociedade
estressante, pois leva os alunos, da pré-escola à pós-graduação, a conhecer milhões de dados sobre o mundo em que estamos, mas quase nada sobre o mundo que somos, o planeta psíquico.
JANELAS
-O psiquismo humano possui as janelas killer ou traumáticas, que contêm ciúme, timidez, fobias, insegurança e sentimento de incapacidade, e cujo volume de tensão pode bloquear milhares de outras janelas, impedindo o Eu de acessar dados e dar respostas inteligentes nas provas escolares, e nas provas da vida”, afirma Augusto Cury, num dos trechos do seu livro Ansiedade, Como Enfrentar o Mal do Século.
Nenhum comentário:
Postar um comentário